Orientações gerais para acessar diversas coleções de fotos (paisagens, Jaguaré, Igreja etc.): pazeduca.pro.br/olhares

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal

Paróquia São José do Jaguaré 19-12-2010
O presépio ainda está sem o Menino Jesus exatamente para lembrar que Ele vem no Natal - no presépio e em nossos corações (imagem do presépio da Paróquia São José do Jaguaré - arquivo pessoal).



Natal: nascimento de Jesus Cristo. 


O primeiro Natal ocorreu há mais de dois mil anos atrás, quando Deus se fez criança, submetendo-se á condição humana. Ele poderia aparecer já adulto, nas nuvens, como muitos esperavam (e ainda esperam). Mas não! Fez questão de fazer-se criança, para mostrar o valor que a criança tem (na sociedade da época e na nossa também); fez questão de nascer por meio de uma mulher, para mostrar que quem tem condições de gerar e guardar a vida dentro de seu ventre é alguém divino, que deve ser respeitado. Dessa forma, Deus quis mostrar algo àqueles que desrespeitam a criança e a mulher. Será que aprenderam?


E hoje Jesus que nascer em cada um de nós, em cada uma de nossas famílias. Ou será que não lhe daremos lugar entre nós, exatamente como naquele primeiro natal: todo mundo preocupado com seus afazeres, lotando as casas, de tal forma que Maria deu à luz em uma manjedoura, fora do lar!


Quem é Jesus hoje? A resposta está nos Evangelhos: Ele se identifica com os pequenos - "tudo o que fizerdes ao pequenos, é a mim que fazeis" (S. Mateus 25). Quem são os "pequenos" de hoje? Reflita e permita que eles estejam entre nós!


Sendo assim, feliz e santo Natal a todos!


João César - dezembro de 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget